quarta-feira, 21 de maio de 2008

Pedala Porto Alegre

O Plano Diretor Cicloviário de Porto Alegre, que identifica 495 quilômetros de ruas e avenidas para ciclovias e ciclofaixas na cidade, já está com o prefeito José Fogaça.
O documento foi entregue na sexta-feira, dia 16, durante audiência com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luiz Afonso Senna, e a equipe técnica da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
O projeto prevê implantação imediata de até 18 quilômetros em trechos das avenidas Ipiranga e Sertório e na principal via de acesso à Restinga, a Estrada João Antônio da Silveira. São pontos identificados no estudo técnico com maior trânsito de bicicletas - usadas principalmente como transporte.
Fogaça deve discutir o plano com o secretariado. O texto também deve passar por análise da Câmara de Vereadores. “A EPTC tem autonomia para a implantação das ciclovias. Mas decidimos passar pela Câmara, em busca do referendo dos vereadores e como forma de garantir maior comprometimento com a manutenção do projeto”, explica Régulo Ferrari, arquiteto urbanista da EPTC e coordenador do grupo técnico.

Ciclovias do Praia de Belas e do BarraShoppingSul
Há ainda expectativa de implantação de ciclovias nas imediações do Shopping Praia de Belas e do BarraShoppingSul.
Uma instrução normativa assinada no final do ano passado pelo então secretário municipal de meio ambiente Beto Moesch determina a construção de ciclovias entre as condições para liberar licença ambiental a todo e qualquer empreendimento que necessite de abertura e reforma de via. Isto explica a ciclovia de 2 quilômetros na Avenida Ipiranga, sob responsabilidade do Praia de Belas, que será ampliado (ganhará um prédio de escritórios com 15 andares e um edifício garagem).
Já a rota para ciclistas na Diário de Notícias está relacionada à duplicação da avenida prevista pela construção do BarraShoppingSul. Segundo a assessoria de imprensa da Toniolo, Busnello (responsável pelas obras viárias), a ciclovia terá 3 metros de largura junto à calçada, partindo em frente ao antigo Estaleiro Só e percorrendo toda a avenida até a confluência da Wenceslau Escobar. O calçamento e a ciclovia serão construídos no lado direito da Diário de Notícias, no sentido Centro-bairro.

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