Com o cancelamento da etapa de Triunfo (a segunda do Estadual), que se realizaria no dia 21 de abril, serão sete meses sem prova de triatlo no RS. A primeira etapa do Estadual ocorreu em janeiro, e a terceira será em agosto. A próxima competição oficial prevista pela
FGTri é um duatlo, o de Charqueadas, em 18 de maio.
Para tentar evitar que a prática de triatlo fique comprometida por tanto tempo, a AGTri e a FGTri estão conversando para, juntas, promoverem atividades extras ao calendário oficial. Aos moldes do simulado AGTri.
Por isso, o III Triathlon Simulado AGTri, inicialmente previsto para 13 de abril, fica adiado para breve. Em data e local a serem confirmados.
Uma das idéias é que o treino especial possa servir aos triatletas que participarão do Ironman Brasil, dia 25 de maio, em Florianópolis.
Realizado duas vezes na praia do Lami, o evento da AGTri simula as condições de uma prova inteira de triatlo. Com o apoio da EPTC, as vias para o percurso de ciclismo e corrida são fechadas, garantindo segurança aos triatletas. Quem apenas nada, apenas pedala ou apenas corre também tem vez. O simulado tem opção para quem quer exercitar apenas uma das modalidades. Frutas e água esperam os atletas na chegada.